• Procuradoria do Município do Rio é premiada em Congresso da ANPM por criação de Núcleo de Estudos
Publicado em 06/11/2023 - 15:03  |  Atualizado em 10/11/2023 - 15:15
Discriminação, Racismo e Intolerância são temas abordados pelo grupo na instituição - Foto/Divulgação

A PGM Rio recebeu no dia 5/11 o prêmio Esperança Garcia durante a abertura do  XVIII Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais, realizado pela Associação Nacional de Procuradores dos Municípios (ANPM) na cidade de Porto Alegre.

Criado com o objetivo de reconhecer iniciativas antirracistas realizadas nas Procuradorias dos Municípios, o prêmio foi entregue à Subprocuradora Ana Paula Buonomo, em reconhecimento a criação pelo Centro de Estudos da PGM Rio do Núcleo de Estudos sobre Discriminações, Racismo e Intolerância.

– A luta pela igualdade racial é causa de todos e deve ser vista, (re) lembrada e provocada incessantemente por todos aqueles que se encontram comprometidos com um Estado Democrático – disse a Subprocuradora durante a premiação.

Criadora dos Núcleos de Estudos da PGM, a Direitora do PG/CES, Aricia Correia, que também esteve presente no Congresso da ANPM reforça a importância do Núcleo.

– Por sua natureza estrutural o preconceito se apresenta de forma mais velada, sutil. A única maneira de enfrentar com eficiência essa situação é trazê-lo ao debate, pautar sua existência e criar compromissos e práticas que compreendam a dinâmica racial como medida contínua e necessária, inclusive no âmbito institucional dos órgãos. Para marcar essa questão na PGM fizemos um breve vídeo com depoimentos dos Procuradores Marco Antonio e Beatriz Soares que foi exibido no nosso estande no Congresso da ANPM– comenta a Diretora do PG/CES.

O núcleo de combate à Discriminações, Racismo e Intolerância da PGM é coordenado pela Procuradora do Município do Rio, Beatriz Soares e já vem realizando ações voltadas para a não discriminação e igualdade.

– A PGM, ao meu ver, sempre foi um lugar de acolhimento e de  amplo debate sobre o combate à desigualdade. Acredito que a institucionalização desse tema seja muito importante para construção de uma cidade mais justa e plural. É uma honra participar da coordenação do núcleo e poder contribuir, como Procuradora do Município, na promoção desse debate tão necessário e importante nos dias atuais – finaliza a Procuradora e Presidente do Núcleo.

Assista aqui o vídeo da PGM sobre as ações do Núcleo de Estudos premiado no evento