• Jovem Cidadão Carioca: Procuradoria do Município do Rio e Secretaria Municipal de Educação promovem segunda edição do projeto
Publicado em 05/03/2024 - 12:42  |  Atualizado em 26/03/2024 - 15:23
Jovem Cidadão Carioca: 2ª edição do concurso começa nesta terça-feira, dia 5/3 - Foto/Prefeitura

A Procuradoria do Munícipio do Rio e a Secretaria Municipal de Educação iniciam nesta segunda-feira (4/3) a segunda edição do concurso Jovem Cidadão Carioca. A medida vai ao encontro da Política Municipal de Inclusão Digital e vai premiar os 33 melhores trabalhos redigidos por alunos do 9° ano do ensino Fundamental II de cada Coordenadoria Regional de Educação.

Neste ano, o tema escolhido foi “Educação de direitos como instrumento de cidadania” e começa a ser trabalhado a partir de hoje nas salas de aula do Município com o objetivo de estimular a produção de textos e Diversificar a prática pedagógica, por meio do estímulo à sensibilidade e criatividade dos estudantes.

– A formação dos nossos alunos vai além do que é ensinado em sala de aula. Queremos formar cidadãos que conheçam seus papéis como cidadãos e que sejam exemplos de integridade. Por isso é tão importante a realização do concurso – afirmou o secretário de Educação Renan Ferreirinha.

Podem participar do concurso os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II que devem estar matriculados nas Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. As redações serão escritas em sala de aula, corrigidas e selecionadas por comissão específica. Dentre os critérios considerados para a seleção dos textos estão a criatividade, a originalidade e o vocabulário, entre outros.

Para o Procurador-Geral, Daniel Bucar, o concurso, que vai premiar os alunos vencedores com smartphones e diplomas vai estimular também a valorização dos direitos fundamentais da Constituição.

– Acho que para além do estímulo à inclusão digital, essa segunda edição do concurso também será uma via para abordarmos com os jovens direitos fundamentais, como a igualdade, a não discriminação, a liberdade e, sobretudo, o exercício da cidadania –acrescenta o Procurador-Geral.

As redações vencedoras serão anunciadas em junho. O edital com as regras do concurso está disponível nos sites da Procuradoria do Município do Rio e da Secretaria Municipal de Educação.

Para acessar o conteúdo, clique aqui.