• Negociação on-line: Procuradoria do Município do Rio tem novo canal para transação de dívidas tributárias
Publicado em 17/06/2024 - 12:14  |  Atualizado em 17/06/2024 - 12:14
Proposta de Transação Individualizada está incluída à lista de serviços on-line oferecidos pela instituição - Foto/reprodução

Os contribuintes com dívidas de IPTU, ISS, ITBI e taxas inscritas em dívida ativa ou judicializados já podem propor, pela internet, a negociação de débitos de forma consensual. O requerimento de Transação Individualizada é mais um dos serviços on-line disponibilizados pela Procuradoria do Município do Rio (PGM) aos cidadãos e permite o encerramento consensual de processos judiciais.

–  O mecanismo de transação já é realizado no Município desde 2021, nos moldes do Decreto 50032, mas agora com a disponibilização on-line do requerimento, o contribuinte que quiser propor uma conciliação para fins de quitação de débitos tributários ou extinção de processos judiciais já pode apresentar a proposta sem que haja necessidade de ir até uma das lojas da Dívida Ativa – explica o Procurador-Geral, Daniel Bucar.

O requerimento de Transação Individualizada está disponível no site da PGM e no Portal Carioca Digital.

– Os requerimentos devem vir acompanhados da documentação para análise da proposta pela PGM. A transação não é um programa de refinanciamento de débitos, mas uma forma de estimular a prática da consensualidade, da conciliação e da negociação cada vez mais adotada pelos entes federativos  – complementa o Procurador-Geral.

Conheça, abaixo, o passo a passo para solicitar uma Transação Individualizada à Procuradoria do Município do Rio:

– Acesse o site da Procuradoria do Município do Rio (procuradoria.prefeitura.rio);

– Clique em “Requerimentos à Procuradoria do Município do Rio”;

– Escolha o item “Transação Individualizada” e clique no link sobre ele;

– Identifique e reúna a documentação necessária a ser anexada a solicitação;

– Clique em “acessar o serviço”;

– Faça login no Portal Carioca Digital. Caso não possua cadastro, será necessário criar uma conta;

– Após realizar o login, preencha o requerimento e anexe os documentos em formato PDF;

– Leia as condições dispostas no Termo de Uso, declare ciência e clique em “enviar”;

– A confirmação de envio da solicitação virá acompanhada de número do protocolo inicial.

O contribuinte poderá acompanhar o andamento da solicitação enviada por meio do Portal Carioca Digital (carioca.rio), basta pesquisar por “Consultar Minhas Solicitações”.

Empresas em Recuperação Judicial

As empresas em Recuperação Judicial também podem propor a transação para quitar débitos de forma consensual. A solicitação também poderá ser realizada  on-line pelo devedor após o deferimento do seu pedido de recuperação judicial, conforme Decreto 53.595/2023.

O passo a passo para propor a consensualidade, no caso das empresas em Recuperação Judicial, é o mesmo indicado para a transação individualizada.